sexta-feira, 4 de março de 2011

Quem não lê, não sabe nada

O tema desse artigo, “quem não lê, não sabe nada”, na verdade é um ditado que a minha irmã tivera citado a algum tempo atrás, numa daquelas conversas alegres que se desenrolam quando estamos todos nós sentados nos sofás assistindo televisão, onde todos riem e falam alto e que acontecem normalmente nas tardes de sábado. Foi dito em tom de brincadeira, mas é um assunto bastante sério, como veremos mais adiante.

Indo para o tema, a palavra “ler” significa interpretar ou entender o significado do que está escrito, mas o que é então a escrita? É a representação do pensamento e da palavra por meio de sinais convencionais. Uma vez, quando estava eu na aula de língua portuguesa o meu professor ao falar sobre fonemas (unidade menor do sistema fonológico de uma língua) e grafemas (cada uma das unidades da palavra escrita), explicou o porquê da criação da escrita, disse ele então que dentre os sábios dos tempos antigos surgiu uma preocupação: como iremos deixar a nossa cultura (a língua, hábitos e costumes, conhecimentos, ideias, meditações, etc) para as gerações vindouras? Para tal, foram feitas convenções (acordos) onde foram criados sistemas de sinais e regras gramaticais, estes sinais formam a escrita e através dela tornou-se possível ao homem expandir sua mensagem para muito além do tempo e do espaço de propagação da mesma, criando mensagens que se manteriam inalteradas por séculos e que poderiam ser proferidas a quilómetros de distância.

A partir daí, quando um homem quer ensinar qualquer coisa, ele escreve, quando que mandar alguma mensagem, ele escreve, quando quer exprimir suas emoções, ele escreve, quando quer ganhar muito dinheiro com best-sellers como a J. K. Rowling, ele escreve muito mais ainda. Fica assim bem clara a importância da escrita e é aí onde entra a leitura como forma de interpretar ou entender o significado do que está escrito, a leitura é a ferramenta que nós temos para desvendar e aprender tudo aquilo que foi escrito, é a porta que se abre para mergulharmos no maravilhoso mundo que se esconde por detrás da escrita. 

E como diz o nosso tema, quem não lê, não sabe nada, porque hoje em dia o mundo e tudo que se conhece foi traduzido em letras, e a única maneira de descobrir o mundo é lendo. Felizmente existem sociedades que já compreenderam esse facto, mas cá em Angola infelizmente as pessoas olham para capa de um livro e dizem “ler isso é perder tempo!” ou pior ainda, nem sequer olham para a capa de nenhum livro. Fiquei triste quando certo dia estava assistindo a televisão e passava uma entrevista sobre a importância da leitura e entrevistaram uma série de adolescentes e a todos perguntaram “que livros você já leu?” e a resposta repetia-se sempre “já li o de Matemática, o de Língua Portuguesa…”.

O problema está na falta de visão e interesse da parte dos encarregados de educação, eu costumo dizer que os pais de hoje em dia não educam, limitam-se a olhar para os filhos e a armar escândalos quando os mesmos cometem qualquer asneira, escândalos esses que não os ajudam em nada. Como consequência disso as crianças crescem com poucos hábitos saudáveis, como o de leitura por exemplo, gerando assim falhas graves no carácter dos indivíduos e pior ainda, tornando-os prisioneiros da ignorância.

O hábito da leitura trás consigo enormes benefícios para nós, faz-nos aprender cada vez mais, abre a nossa mente para o mundo que nos rodeia, dá-nos muito entretenimento, aumenta o nosso vocabulário enriquecendo a nossa capacidade de falar, transmitir ideias e expressar os nossos pensamentos e emoções, desenvolve nossa imaginação e criatividade, existem também livros de auto-ajuda que são aqueles que são escritos com o objectivo de nos auxiliar directamente a solucionar um determinado problema pessoal, enfim os livros fazem-nos mais inteligentes e tudo isso apenas por ficar alguns minutos por dia lendo.

Aproveito aqui dar o meu testemunho, eu sou cristão, por isso o maior presente que a leitura me ofereceu foi o de poder perceber a Palavra de Deus, isso mesmo, você sabia que é lendo e meditando que você conhece a Palavra de Deus? É o que eu faço, leio regularmente a Bíblia e vários outros livros relacionados a ela, livros que abordam, desenvolvem e explicam os mais variados temas bíblicos, ajudando-me assim no aumento conhecimento e sabedoria divina e por intermédio disso compreendo melhor quem eu sou e quem Deus é. Este foi o método que os escritores da Bíblia escolheram, Deus falou com eles e para transmitir as suas experiencias com Deus para todos nós, eles escreveram, por isso só nos resta ler para sabermos.

Para terminar gostaria de lembrar o que escrevi mais acima, o mundo foi traduzido em letras e só lendo o descobriremos, leia mais, revistas, jornais, romances, poesias, etc, pois ler exercita a nossa mente, tira-nos da ignorância ao entendimento por isso não deixe de ler, uma dica barata e fácil é ler livros electrónicos, podes procurar no Google o título que quiseres, fazer o download e já está! Cá vai outra dica, quando pensar em oferecer um presente para alguém, ofereça um livro estará assim a contribuir para a formação de um ser humano melhor. Bom, resumindo é isso, Boa Leitura!

3 comentários:

  1. Muaro,

    Tenha um grande SUCESSO no seu blog e traga sempre palavras lindas e significantes para preeencher os olhos dos seus fiéis leitores.

    Realmente, quem nada ler , nada pode saber da vida.

    Beijocas Carinhosas,

    Solange

    ResponderEliminar
  2. O sol poente faz o som da luz se espraiar mais lindo. Siga em frente poeta.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo carinho...
    com certeza continuarei a trabalhar.
    Abraços de Angola

    ResponderEliminar